Ao comprar uma TV nova em 2026, você deve ter se deparado com opções da Philips, TCL, Sony e Xiaomi rodando um tal de "Google TV" ou "Android TV". Ele é diferente das TVs Samsung e LG. Mas, para quem gosta de Vision Play, qual escolher?
Neste artigo, explicamos porque o Android TV é considerado o **Santo Graal** dos usuários de streaming. Para ver modelos com esse sistema, consulte nosso Top 5 TV Boxes Android.
Liberdade Total de Apps (APK)
Fato: Na Samsung (Tizen) e LG (WebOS), você só instala o que a marca permite. Se eles brigarem com o aplicativo X, ele some da loja e você perde acesso.
No Android TV, você tem a Google Play Store completa. Mas o melhor não é isso. O melhor é poder baixar aplicativos de fora da loja (formato .APK) via Pen Drive ou Downloader. Isso significa que você pode instalar versões modificadas do YouTube (sem anúncios), emuladores de Super Nintendo e, claro, os melhores players de IPTV do mercado (como TiviMate e XCIPTV) que não existem nas outras TVs.
O Google Assistente Real
O comando de voz do Google TV é incomparável. Você aperta um botão e diz "Tocar Jazz no YouTube" ou "Abrir Vision Play". Ele entende português perfeitamente e integra com as luzes da sua casa inteligente.
Chromecast Embutido
Toda Android TV já é um Chromecast. Você pode espelhar a tela do seu celular (Android ou iPhone) com um toque, sem precisar de cabos ou apps extras quebrados.
Cuidado com a Performance!
Nem tudo são flores. O Android é um sistema pesado (como o Windows). Se você comprar uma TV muito barata (de marcas desconhecidas ou modelos de entrada da Philco/TCL), o processador dela pode ser fraco.
O resultado é lentidão ao ligar e menus travados. Se for comprar Android TV, pesquise modelos com processadores quad-core rápidos ou prefira usar uma TV Box externa (como Nvidia Shield ou Mi Box) que tenha hardware de sobra.
Você já tem a liberdade do Android?
Teste o melhor aplicativo do mundo para IPTV, exclusivo para Android.
Testar App Premium Android